Review: 2012 repleto de álbuns com o Espírito do Natal!
E finalmente mais um ano vai chegando ao fim, mas antes tem as tão alegres, harmoniosas e chatas festas de Natal, onde surge parente do nada e começa sempre aquele tiroteio de perguntas desagradáveis e descontroladas. Mas em meio a tantos risos, choros e piadas ('É pavê ou pra cumê?' Ninguém merece!), sempre acaba tendo aquela música de fundo que começamos a prestar atenção quando tudo fica mais chato do que o normal (se não tiver é bom colocar pra tocar!). Por isso, O Que Vi Por Aí resolveu reunir 10 álbuns de Natal lançados em 2012 e fazer uma pequena review para que você não fique ainda mais chateado com o momento em família, e mesmo que essa confraternização seja muito agradável, é sempre bom ouvir algo a mais do que a voz dos nossos 'nada-intrometidos'-faça-o-eu-quero' parentes!
Além disso, escolhemos duas músicas de cada álbum para colocar como aquelas que despertaram nosso espírito natalino (ou não!). Então, aqui vamos nós:
CeeLo Magic Moment - CeeLo Green
Acertando na
mosca! Nos Muppets! Quer dizer... CeeLo Green já mostrou inúmeras vezes que
talento para cantar é o que não falta para ele e nos apresentou um belo
trabalho nesse seu momento mágico. Na verdade, o cantor abusou da mistura de
seu R&B e pop e não hesitou em construir um álbum consistente que agrade a
todos ouvidos de pessoas que tem a tão apreciada alma natalina. Sua afinação em
quase todo o repertório é de dar uma pequena inveja em muito cantores, mas é
bom deixar claro que nem todas as canções são tão bem exploradas.
Nota: 4/5
Christmas In The Sand – Colbie Caillat
Dessa vez, Colbie
soube muito bem como lançar um álbum bem produzido e que expresse o espírito
natalino de uma forma mais, digamos, ensolarada. O repertório traz muita praia,
Papai Noel de sunga e um ar de descontração muito bem impostos para deixar
qualquer celebração de Natal mais natural. Os vocais da cantora correspondem a
exigências que as músicas pedem, com uma voz tão suave que se tornam a trilha
sonora perfeita para uma confraternização natalina no Brasil (Que calor,
hein!). O ritmo pop soul unido com as melodias dessa época dão até mesmo
vontade de ir para a praia!
Nota: 5/5
Cheers, It’s Christmas – Blake Shelton
Esse country natalino poderia soar extremamente como inoportuno, mas a coisa anda muito pelo contrário, pois além de trazer suas origens, Shelton conseguiu minimizar qualquer música que fugisse de seu tema de brinde. Muito bem acompanhado do violão, ele apresenta um repertório razoável que possa aquecer qualquer casa com uma boa lareira em que nosso bom e velho Noel possa tentar descer. As parcerias com Miranda Lambert e Kelly Clarkson também ajudam a consumir essas canções bem produzidas.
Músicas: “There's a New Kid In Town (feat. Kelly Clarkson)” e “Santa's Got a Choo Choo Train”
Nota: 4/5
White Christmas – Brooke White
Conduzindo uma inspiração natalina, Brooke dá um repertório organizado e elaborado de forma a agradar os ouvintes que apreciam ritmos com ótimas notas musicais. Seu pop caiu muito bem nas canções típicas do Natal e nas composições que completam o álbum, sem deixar desanimar com faixas mais lentas. Nas músicas mais dançantes, ela não hesita em colocar melodias e ritmos bem posicionados numa letra bem gostosinha de se ouvir.
Músicas: “Last Christmas” e “Wonderful Christmastime”
Nota: 4/5
It's Christmas Time – Cascada
Extraída das baladas, Cascada parece fazer um bom trabalho nesse álbum, mas só parece mesmo. Quem estava esperando músicas natalinas ao som dançante das batidas, vai se decepcionar um pouco, pois somente 2 ou 3 seguem o gênero (que por sinal, se encaixaram bem). Em compensação às outras, nada de muita novidade, além de repertório e produção meio previsíveis e alguns ritmos incluídos. Esse tempo de Natal ainda não chegou para esse álbum!
Músicas: “Last Christmas” e “Somewhere At Christmas Time”
Nota: 2/5
Home For Christmas – Chris Mann
Esse é um daqueles EP’s que os tios distantes dão de Natal por você ser jovem ou gostar muito de músicas, mas que na verdade, eles nem sabem quem é e muito menos ouviram. Não há como negar que algumas canções são bem impostas no repertório, mas nada de muita novidade ou que faça alguém despertar seu espírito natalino. Os vocais de Chris são bons, mas nada de muito bom para se ouvir quanto se está pensando em comemorar em família, só para quem quer chorar por estar sozinho!
Músicas: “I'll Be Home For Christmas” e “White Christmas”
Nota: 2/5
A Very Merry Perri Christmas – Christina Perri
Agora esse sim eu adoraria ganhar de presente! Christina provando que sua voz se encaixa perfeitamente em clássicos de Natal e, nesse desempenho vocal impecável, que ela resume todas as composições. Não há como não se emocionar ao ouvi-la cantar “Ave Maria” ou acompanhar sua voz nas letras de “Happy Xmas”, pois ela realmente consegue transmitir todos os sentimentos e a verdadeira essência do Natal. Ela não precisa se render ao ritmo agitado ou ficar somente isolada em versos calmos, já que ela tem o talento de contornar esses tons e ficar num meio termo. Esse Natal é bem mais inspirador com uma Perri!
Músicas: “Something About December” e “Ave Maria”
Nota: 5/5
This Is Christmas – Katherine Jenkins
Apesar da maravilhosa voz que Katherine nos permite apreciar, um exagero bem grande se torna visível na transferência das músicas natalinas para o gênero clássico. Ela contou com ajuda de seus amigos cantores e de uma orquestra, que deu sequência as canções, porém nem mesmo eles conseguiram salvar o repertório que realmente virou desagradável de se ouvir. Não estou criticando a voz da cantora, mas sim como ela a usou para implementar as faixas escolhidas para o álbum, que não deixou espaço para nenhuma música favorita
ou que expresse o espírito natalino.
Músicas: “I Wish You Christmas” e “Come What May”
Nota: 1/5
On This Winter’s Night – Lady Antebellum
ou que expresse o espírito natalino.
Músicas: “I Wish You Christmas” e “Come What May”
Nota: 1/5
On This Winter’s Night – Lady Antebellum
Esse é mais um country para ser ouvido no Natal, porém não impressiona como a escalação feita por Blake Shelton. O repertório foi bem escolhido e conseguiu dominar a essência de um Natal glorioso e conciliar de forma razoável as composições típicas dessa época do ano. De uma maneira mais alternativa, o grupo se sai bem em criar ambientes agradáveis para se ouvir o disco, mas peca um pouco em como produz as faixas para apresentá-las ao público. De um modo geral, nada sai fora do esperado, por isso talvez permaneça num patamar tão estagnado e um pouco previsível!
Músicas: “A Holly Jolly Christmas” e “Christmas (Baby Please Come Home)”
Nota: 3/5
Christmas For You – Thomas Anders
Afinal isso é pop, jazz ou um clássico contemporâneo? Na verdade, um pouco dos três. Anders não hesitou em mesclar no repertório os gêneros ao mesmo tempo em que os coloca em ma mesma música juntos. Além disso, ele introduziu um pouco de pop latino nas composições natalinas, que caíram muito bem de um modo geral. É um bom álbum para dar de presente para aquela tia que é apaixonada por cantores latinos (mesmo ele não sendo). Nada do que ouvir músicas com letras que correspondem a uma boa melodia e que impressionam na produção!
Músicas: “It Must Have Been The Mistletoe” e “It's Christmastime”
Nota: 4/5
E não esqueça de deixar o sapatinho na lareira e se proteger bem, pois lá fora deve estar nevando... Ah é, nós moramos no Brasil! Então trate logo de estourar uma champagne quando der meia-noite e comemorar pois o Natal chegou e seja sincero na hora de ver seus presentes (Se não gostou, diga!). Brincadeiras à parte, a equipe O Que Vi Por Aí deseja a todos um deseja a todos um Feliz Natal! Com muita paz, harmonia, amor e o mais importante, fé, porque é com ela que conquistamos grandes vitórias! Esperamos que todos possam sentir a magia do Natal e curtir bastante este dia tão especial!