Review: Jim Carrey nos propõe um novo olhar sobre a vida em Sim Senhor

por Aline Alves


Às vezes somos tão mal humorados e de mal com a vida, pré-dispostos a sempre dizer não, não importam as alternativas não importam os resultados. Quantas vezes em nossas vidas não preferimos a solidão à companhia de nossos amigos ou da família? Ou pensamos no lado mais negativo que possa existir? Eu lhes digo inúmeras vezes.

É essa a proposta do filme Sim Senhor que marcou a volta do queridíssimo Jim Carrey à comédia no papel de Carl Allen, a princípio um bancário entediado, mal humorado que após o termino do seu casamento, por ele considerado perfeito, piora sua situação e diz NÃO a tudo na vida, já não saía mais com os amigos e nem mesmo sozinho, diante deste cenário, divorciado e num emprego sem futuro se tornou indiferente a tudo a sua volta, vivia enclausurado num marasmo causado por ele mesmo.

Eis que num belo dia ele resolve ir a uma palestra de autoajuda do guru Terrence Bundley (Terence Stamp), e lá firma um compromisso: Daquele dia em diante ele só poderia dizer sim, e a palavra NÃO estaria banida de seu vocabulário. A partir daí o filme fica perfeitamente engraçado e Carl passa de um loser a um Winner em dias, é promovido e encontra uma linda namorada hippie, Alisson (Zooey Deschanel) graças a seu novo modo de encarar a realidade dizendo sim a tudo na vida.

Apesar dos Clichês destas narrativas (comédias românticas), o filme consegue ser bem engraçado é quase impossível não rir das caras e bocas do Jim Carrey e as situações cômicas em que ele se mete, no meio disso tudo ainda temos um belo romance e sim meus caros, algo que não poderia faltar, o tão aclamado “Happy ending”.




Além da diversão o filme nos mostra uma nova visão da vida, por que não ousar? mudar? fazer algo diferente um ato impensado, deixar de lado a tristeza e a solidão? se a vida pode e deve ser muito mais que isso. Por que ficar sempre preocupados com o futuro sem pararmos para pensar que o importante mesmo é viver e aproveitar cada segundo de nossas vidas no presente? Vivemos tão atarantados que nem nos damos conta disto, e às vezes filmes, livros mesmo que idiotas nos fazem enxergar  coisas que simplesmente passam despercebidas pelos nossos olhos, através de obras literárias, cinematográfica etc., que notamos, de que serve tanta preocupação? tanto pessimismo? se estamos nos esquecendo do fundamental. Desde quando nascemos e abrimos pela primeira vez os olhinhos estamos predestinados a viver segundo regras e conceitos que outros estabeleceram somos pressionados e acabamos muitas vezes sendo ‘Carl’s’ da vida vivendo do ócio e esquecendo de conjugar verdadeiramente o verbo VIVER.


 (Yes man, Estados Unidos, 2008)
Direção: Peyton Reed
Elenco: Jim Carrey, Zooey Deschanel, Bradley Cooper
Duração: 1h 44min

Comentários
0 Comentários

0 comentários: