"The X Factor" é um bom pedido para quem gosta de talento e uma 'pitada' de drama

por Léo Balducci


Assim como no Brasil, um dos gêneros que mais dão audiência nos Estados Unidos são sem dúvida os reality-shows. O fato de explorar a vida das pessoas aliado ao que buscam no programa atrai e muito uma audiência bem significativa para as emissoras. No entanto, não há como negar que os mais assistidos são aqueles que têm como objetivo conhecer o novo talento do país (ou não?!).

Atualmente, o formato que mais consegue reunir a família na sala é o “American Idol”, que recentemente sofreu uma mudança drástica na bancada de jurados. Exibido pela FOX geralmente no começo do ano, o reality registra uma excelente demo (número de pessoas entre 18 à 49 anos, considerado público-alvo, que estão sintonizados no canal) e assim, consequentemente, ótima procura de propagadas. Entretanto, o programa ainda disputa com o novato “The Voice”, que conta com Christina Aguilera e Adam Levine como jurados-mentores, e tem um formato totalmente diferente dos demais.

Apesar de não estar registrando a audiência esperada, um dos novos formatos que está chamando atenção é o “The X Factor”. Em sua primeira temporada, o reality conseguiu suprir com suas necessidades de indicar um vencedor, só que não foi o suficiente para reter um público de pessoas fiéis ao programa. No Reino Unido, o mesmo é recorde de demo e costuma bater qualquer atração que se atrever a duelar o horário. Tendo isso em vista, a FOX, também emissora do reality, decidiu dar mais uma chance.

Dessa vez, Simon Cowell, o conhecido jurado do “mal” das primeiras temporadas do “American Idol” e também produtor e criador do “The X Factor”, resolveu não brincar em serviço e remodelar toda a banca de jurados. Além dele, a segunda temporada, que está sendo exibida atualmente, conta com o produtor musical LA Reid e as cantoras Demi Lovato e Britney Spears, que veem demonstrando ter um senso de jurada muito apurado.

Especialmente focado na Princesa do Pop, Simon planejou todo um esquema para que ela fosse o destaque da temporada e conseguisse entreter todos ao mesmo tempo em que pudesse mostrar com ela é diante das câmeras, porém Lovato também acabou ganhando seu potinhos – que digamos ser muito maiores do que a de Spears – durante todo o processo de audição. Assumindo a liderança nos primeiros episódios, o reality acabou por cair e perder para séries como “The Big Bang Theory” e “Two And A Half Man” nas noites de quinta-feira.

Mesmo assim, “The X Factor” apresenta um modelo bem diferente de seus concorrentes ao exibir uma rápida edição enquanto tenta proporcionar ao público estar realmente na frente do novo ídolo da música norte-americana. Discordando dos números da demo, o reality tem uma química inacreditável entre os jurados, que mesmo defendendo seus candidatos ainda conseguem representar que o motivo de estar ali é apenas um: descobrir o talento que levará para casa os 5 milhões de dólares e gravará um disco com a gravadora. Além disso, é um ótimo entretenimento de escala muito superior por ter como meta escolher a pessoa ou grupo que tenha o potencial de ser uma estrela, ou seja, que tenha o tão chamado “fator X” que influenciará em sua continuidade no cenário da música. Um exemplo do sucesso do reality é a boy band One Direction, formada durante as audições da versão britânica.

O programa constitui na fase das audições, onde os jurados se locomovem até cidades principais de estados do país para que pessoas possam esbanjar seu talento. Desse modo, eles recebem um sim ou não simplório que vem junto com uma crítica – na maioria das vezes negativa por parte de Simon. Após os selecionados, a fase de Batalha começa, em que os candidatos são obrigados a disputarem entre si e em dupla por uma vaga no reality. Os que passarem então serão levados para a casa dos jurados, que ficam responsável por um time de candidatos em sorteio: Teens (Britney Spears), Young Adults (Demi Lovato), Over’s 25 (LA Reid) e Groups (Simon Cowell).

A partir daí, os jurados-mentores convidam seus parceiros de música para os acompanharem na decisão de escolher àqueles que voltam para casa. Feito isso, começa a fase de shows ao vivo, onde o mentor será primordial no momento de escolher o cenário, figurino e repertório junto com o candidato. Com isso, a eliminação é semanal e parte do voto do público. A grande final registra a disputa de dois candidatos. A finalidade é trazer a essência da música em conjunto com a identificação das pessoas.


Por isso e muito outros fatores, “The X Factor” merece destaque na televisão. Se você ainda não acompanha, saiba que ainda dá tempo de curtir as músicas, momentos e conhecer o novo artista da América.

"The X Factor" é uma produção da Fremantle Media em parceria com a Syco. Exibido toda quarta e quinta-feira pela FOX dos Estados Unidos, conta com os apresentadores Marco Lopez e Khloe Kardashian. No Brasil, o canal Sony é o responsável pela transmissão (não simultânea) toda terça e quarta-feira à partir das 22h.





Comentários
0 Comentários

0 comentários: