Review: Vários traumas do terror em "O Mistério das Duas Irmãs"


Esta cada vez mais difícil encontrar filmes de suspense de boa qualidade e que realmente façam jus ao gênero, independente de conterem artistas consagrados ou não, afinal foram várias alternativas exploradas que é praticamente impossível fugir do clichê (e até das típicas cenas do espelho, onde sempre tem alguém atrás quando a pessoa o fecha). Ao contrário de muitos, O Mistério das Duas Irmãs assume ser uma produção que se inspira na temática do suspense, porém consegue se reinventar em colocar na tela elementos mais usuais e perturbadores (pesadelos e visões são o que não faltam!).

Primeiramente, trata-se da refilmagem de um filme coreano que, por ventura, não causou uma boa impressão na crítica local e deixou algumas pontas soltas. No entanto, pode-se dizer que essa versão norte-americana soube deixar tudo muito bem redondinho e ainda por cima chocar (um pouco!). A trama acompanha Anne (
Emily Browning), que ao voltar para casa após passar intensos meses numa clínica de reabilitação traumatizada com a morte de sua mãe em um acidental incêndio, percebe que várias coisas mudaram, incluindo a suspeita relação de seu pai (David Strathairncom Rachel (Elizabeth Banks), a enfermeira que cuidou de sua mãe já doente. Ao lado de sua irmã Alex (Arielle Kebbel), ela descobre que sua madrasta esconde muitos segredos para uma pessoa tão bem apessoada e ainda de praxe investiga o incêndio, que parece ser bem proposital para um acidente. Todo o terror está ambientado nas cenas assustadoras (só que não) em que rostos desfigurados aparecem e nas vagas lembranças daquela terrível noite.



Enquanto o enredo parece ser tipicamente comum, o elenco se mostra forte em cada interpretação que reflete as expectativas das cenas. É lógico que o gênero impede que romances bobos ou dramas familiares sejam o centro da produção, porém essa relação é explorada na medida certa e contribui para criar climas e fazer o espectador compreender o que está acontecendo. Vale ressaltar que apesar de todo o conflito gerado, o terror mesmo não aparece e temos que nos contentar com um suspense bem engajado, que segue uma linha de raciocínio desgastante, mas proveitosa. Entre meios de causar espanto, o filme só se entrega totalmente no final, fazendo com que todos os mistérios sejam finalmente solucionados de maneira eficiente e conjunta. Há quem critique seu final bem “degustastativo”, mas há quem também preze pela surpresa (e ficar de boca aberta!). Sem contar que o filme tem os mesmos produtores de O Chamado - que por si só já é uma boa chamada para assistir!

Não há como negar que suspenses desse modo estejam ficando bem frequentes e solucionáveis (quem assistiu, entenderá), entretanto o que vale mesmo é o contexto em si e como ele dialoga com a premissa de uma jovem traumatizada. O Mistério das Duas Irmãs é uma sugestão muito bem indicada para quem ainda salienta por tramas psicológicas arquitetadas para um bom entretenimento!




The Uninvited
Diretor: Charles Guard, Thomas Guard
País de Origem: EUA, Canadá
Elenco: Emily Browning, Arielle Kebbel, Elizabeth Banks
Distribuidora: Paramount Pictures
Ano de Lançamento: 2009
Duração: 1h 27min

Comentários
0 Comentários

0 comentários: