Review: Fernando Meirelles e sua visão de Ensaio Sobre a Cegueira

por Aline Santos

O filme Ensaio Sobre a Cegueira é uma adaptação do livro homônimo de José Saramago, que muito relutou em entregar os direitos do livro para ser filmado, e tem razão, pois uma obra tão primorosa poderia perder sua maestria ao ser levada para o cinema. Mas o diretor brasileiro consegue fazer esta adaptação sem deixar a desejar. O filme mostra uma epidemia de cegueira que acomete a população, sendo chamada de cegueira branca, pois era assim que os afetados pela doença a descreviam.


O filme tem em seu elenco Juliane Moore, Mark Ruffalo, Gael Garcia Bernal, mas nenhum deles tem nome, propositalmente é claro, a ideia e compreender cada personagem como ser humano, e não se prender a nomenclaturas. Muitos acham um filme uma lição de moral, uma questão para refletir, bobagens para aqueles que têm preguiça de raciocinar. O filme não é uma reflexão sobre o que podemos nos tornar, é o que já nos tornamos, fomos contaminados por esta cegueira, não conseguimos enxergar o que se passa a nossa frente, preferimos passar horas, maçantes horas, diga-se de passagem, em frente a um computador, do que partilhar de uma conversa com nossos amigos. Sucumbimos a um sistema capitalista envolvente e fatal, que também nos faz cegos. Tudo é sobre lucros, números e porcentagens, afinal o que somos a não ser números? 

“A terra não gira em torno do sol”. Quem disse isso estava enganado ou não esperava que a sociedade se tornasse o que se tornou. Ela gira em torno de mim, de você, tudo é sobre nós mesmos, não nos importamos com o próximo, aliás, fingimos que nos importamos, é uma hipocrisia necessária. Meirelles nesse filme cospe em nossos rostos e nos mostra quão baixos e egoístas podemos ser, se você tem coragem para se assumir assista, senão continue vivendo em uma sociedade utópica a qual só você acredita ser verdadeira.

***** (4,5/5)
(Blindness, Canadá/Japão/Brasil, 2008)
Direção: Fernando Meirelles
Elenco: Julianne Moore, Mark Ruffalo e Alice Braga
Duração: 2h 10min

Comentários
0 Comentários

0 comentários: