05 séries estreantes de 2013 que merecem sua atenção em 2014


Arrisco-me a dizer que, desde que passei a me interessar por séries e sitcoms, 2013 foi talvez o ano de melhor safra para a tevê mundial. Teve de adaptações inusitadas de clássicos da literatura inglesa a produções que marcaram retornos esperadíssimos, passando por aquelas que nada esperávamos, mas que surpreenderam, e incríveis comédias de humor negro.

Comecei a acompanhar mais de 10 séries que marcaram sua estreia no ano passado, por isso, resolvi elencar as 05 melhores destas, com comentários sem spoilers! Assim como o post dos discos favoritos, este também é um misto das que podem ser meus guilty pleasures, das aclamadas pela crítica, das que possuem um lugar especial no meu coração, ou seja, vai de mais ou menos lixo a luxo, mas que mesmo assim são as minhas melhores do ano. Confira:

5º - The Fosters (ABC Family)

The Fosters é o tipo de série que ganha o seu coração pelas altas doses de clichês que emite já no primeiro episódio. A história acompanha a vida de uma família composta por duas mães, Lena (Sherri Saum) e Stef (Teri Polo), e filhos biológicos e adotivos, Brandon (David Lambert), Mariana (Cierra Raminez) e Jesus (Jake T. Austin), e como as coisas mudam depois que conhecem Callie (Maia Mitchell), uma garota problemática e disposta a resgatar seu irmão mais novo que sofre maus-tratos do pai adotivo.

Sob a produção inusitadíssima de Jennifer Lopez, a série faz um retrato singelo do novo conceito de família, que infelizmente ainda não é muito comum. Ela tem suas falhas, claro – a relação entre Saum e Polo soa superficial em alguns momentos, por exemplo –, mas que jamais anulam os aspectos que creditam a qualidade, principalmente sua sensibilidade em narrar fatos simples da vida.

The Fosters é, sim, uma série para se assistir em família, num início de noite, desde que os membros se dispam de qualquer preconceito e a enxerguem como deve ser, caso contrário, não passará de mais uma banal atração televisiva.

Quando retorna? A série retorna para o seu 11º episódio, “The Honeymoon”, no próximo dia 13

4º - The Crazy Ones (CBS)

Desde 1978, Robin Williams tem se dedicado ao cinema, deixando de lado o meio que o consagrou como ator e comediante: a televisão. Mas 2013 foi o ano em que ele resolveu voltar em grande estilo, misturando tudo o que tem de incrível, principalmente como comediante, na recém-estreante The Crazy Ones.

David E. Kelly (Boston Legal, Harry’s Law) narra as “peripécias” de uma equipe publicitária pra lá de louca liderada pelo “maculo-de-pedra-mais-que-genial”, Simon Roberts (Williams), e sua filha Sydney (Sarah Michelle Gellar), que precisam sempre procurar pela ideia genial que vai salvar o contrato publicitário. A série usa-se de clichês comuns a outras do gênero: o gostosão egocêntrico que utiliza seu charme como arma (Zach, vivido por James Wolk), a mocinha atrapalhada responsável por algumas risadas (Lauren, Amanda Setton) e o nerd perdido (Andrew, Hamish Linklater).

 A correria – e, às vezes, bagunça – no roteiro é um dos triunfos da série. Em The Crazy Ones tudo acontece muito rápido, as falas, as piadas, os subplots possuem uma velocidade incomum, mas como nem tudo são flores, vez ou outra acaba tropeçando e dando de cara no chão. The Crazy é o tipo de série que te faz rir (e às vezes boiar com algumas piadas level 100) em seus curtos 20 minutos por episódio, mas que no final lhe entrega uma bela mensagenzinha pra refletir ~no fim do dia~.

Quando retorna? A série retorna de um hiatus de fim de ano amanhã, dia 02

3º - Please Like Me (ABC2)

Se você possui pelo menos uma pontinha de apreço por Girls, não há porque razões deixar de ver Please Like Me. Josh Tomas é uma espécie masculina de Lena Dunham: o moço é responsável por criar, roteirizar, dirigir e produzir sua série que ganhou a crítica não apenas australiana. E é tão incrível quanto a vencedora do Globo de Ouro.

A série começa com um diálogo um tanto interessante e definidor da trama: enquanto toma um sundae de 19 dólares, Josh (Josh Tomas) declarar que tem tudo para estar feliz, mas não consegue, porque está prestes a completar 21 anos e seu rosto vai começar a cair. Nesta mesma cena, sua namorada propõe uma separação por achar que ambos têm se afastado um do outro e, por ele ser gay. A partir daí, o próprio Josh narra sua vida, o processo de se assumir como homossexual, sua relação com seus pais e seu melhor amigo.

A forma como Josh trata de assuntos como o uso desregrado de remédios controlados (sua mãe tentou se matar várias vezes), homossexualidade, separação e o ser jovem é o maior triunfo do precoce diretor/roteirista/produtor. Longe de ser um grande drama, Please Like Me é séria sem ter cara de séria. É incomum e vai além de narrar o “ser gay”. Uma dramédia com a visão de um jovem sobre a vida, e sustentada por um elenco primoroso.

Quando retorna? A série retorna para a segunda temporada em 2014, mas sem data fixa anunciada

2º - Utopia (Channel 4)

“Where’s Jessica Hyde?”
Se você acha que já viu de tudo na televisão, surpreenda-se com Utopia, uma das grandes apostas do canal britânico Channel 4. Uma série que se divide entre os extremos de ser estranha, mas genial, e que chama sua atenção desde o elenco até a fotografia – que, convenhamos, é coisa de outro mundo.

A história acompanha a vida de um grupo que, ao tomar posse de partes da HQ The Utopia Experience, passa a ser perseguido por macabros membros de uma sociedade secreta ligada ao governo e empresas importantes, a The Network. A série é um suspense que destoa de qualquer outro, e usa de muito sangue, cores fortes e ênfase na respiração agoniante do personagem do incrível Neil Maskell.

Mas como toda série genial da safra estrangeira, Utopia poderá ser adaptada por David Fincher para HBO, mas por enquanto são apenas rumores.

Quando retorna? A previsão de retorno à segunda temporada é para o segundo semestre de 2014

1º - Orphan Black (BBC America)

A maior injustiçada do Emmy, mas a produção mais genial do ano! Orphan Black merece todos os elogios e honras, mas que nunca serão suficientes para reconhecer sua qualidade. Nela, a órfã Sarah Manning (Tatiana Maslany) vê sua vida dando de cara com um poste quando se depara, numa estação de trem, com uma mulher idêntica a ela. A moça, Beth Chlids, uma detetive de polícia, se joga nos trilhos e Sarah pensa que encontrou a chance de mudar sua vida e conseguir a guarda da filha. A partir daí, levando a vida do clone suicida, ela percebe que não possui DNA único no mundo.

A genialidade de Orphan Black não está na temática científica ou nos efeitos especiais primorosos, mas no embate que provoca entre a questão da clonagem e da ética social, e está em Tatiana Maslany que consegue a proeza de fazer o improvável e viver várias identidades extremamente diferentes sem cair no abismo do fracasso.  

Em Orphan Black somos um brinquedo nas mãos dos criadores, ao nos enganarem quando prevemos um desfecho de alguma situação, uma fórmula perigosa, mas que John Fawcett e companhia usaram com maestria.

Quando retorna? A série retorna em 19 de Abril de 2014, para a segunda temporada. 


Menções honrosas: 10º Ray Donovan  9º Under the Dome  8º Brooklyn Nine-nine  7º Mom  6º Sleepy Hollow

Comentários
0 Comentários

0 comentários: