Review: O sonho de liberdade e fronteiras abertas em “Uma Garrafa no Mar de Gaza”

No mar de Gaza é lançada uma garrafa com uma carta cheia de questionamentos sobre os conflitos entre israelenses e palestinos. Tal (Agathe Bonitzer), uma garota de 17 anos, queria entender o que leva essa população da mesma origem étnica a se rebelar uns contra os outros. Nessa perspectiva, a jovem levanta tais questões: quem será a próxima vítima? E se fosse você? O que faria hoje se soubesse que sua vida acabaria amanhã? E se seu pai, sua mãe, seu namorado e sua melhor amiga morressem de uma hora para outra? Diante disso, depois de ter lançado a garrafa ao mar, ela tem a esperança de obter essas respostas para suas perguntas, seus anseios e sua história.

O filme começa a desenrolar quando a carta é encontrada em terras palestinas. A princípio, a atitude de Tal soou estranha para o grupo que encontrou a carta, mas com o tempo a relação entre eles vão criando laços, agora falando de forma geográfica são apenas 60 milhas que os separam. Por outro lado, o histórico de guerra entre os dois povos é a maior barreira enfrentada por estes. Apesar do desejo mútuo de paz para ambos os lados, porém os extremistas buscam a paz de forma radical, assim as pessoas se acostumam com os atentados, morrer ou não acaba se tornando uma questão de sorte ou azar.


Por que as pessoas se vestem de explosivos, escolhem um lugar, olham para suas vítimas, sabendo que irá morrer a poucos segundos, qual o sentido disso? Será que eles não conseguem saciar sua sede de sangue? Por que é tão difícil cada povo aceitar e respeitar as questões culturais específicas de cada nação? Tenho mais perguntas do que respostas, ainda penso que a melhor forma de evitar conflitos é através do diálogo, mas será que palestinos e israelenses estão dispostos a dialogarem? O problema é que a guerra vai para todos e inocentes acabam pagando um preço muito alto por uma batalha que não é deles.

Thierry Binisti conseguiu narrar de forma sensível e sem apelação os conflitos existentes entre israelenses e palestinos, trazendo um novo olhar sobre as divergências de ideias, mostrando que cada cidadão só quer viver em paz e sem medo, acreditando nos sonhos de fronteiras abertas, uma vida normal, sem medo do que possa acontecer no presente ou no futuro.







Une Bouteille à la Mer
Direção: Thierry Binisti
Elenco: Agathe Bonitzer, Mahmud Shalaby, Hiam Abbass
País de Origem: França/Israel
Distribuidora: Europa Filmes
Ano de Lançamento: 2011
Duração: 1h 39min

Comentários
0 Comentários

0 comentários: