Review: Diga "NO" a Pinochet!

por Cremilton Souza

OBS.: Este review contém spoilers!

Com intuito de abolir de vez com a ditadura militar chilena comandada por August Pinochet, a comunidade internacional pressiona o ditador a realizar um plebiscito pela sua permanência ou não no poder, foram criadas as chapas SIM para a continuidade de Pinochet e a chapa NÃO para a oposição ao atual governo. Acreditando que esta seria a única chance de pôr fim ao regime absolutista, os líderes da oposição resolvem contratar René Saavedra ( Gael García Bernal) para coordenar a campanha publicitária contra a manutenção do tirano.
O foco principal do filme é a campanha publicitária envolvendo o plebiscito, durante 27 dias cada concorrente teria 15 minutos para argumentar e persuadir a população sobre suas propostas de governo. A campanha do SIM era baseada nos ideais de um Chile com novos horizontes de esperanças, futuro inesquecível para os chilenos e um país ganhador com promessas de melhorias econômicas para todos. Por outro, a campanha do NÃO focava em um Chile livre com alegria, felicidade, plenitude e democracia, tendo como principal objetivo abrir os olhos da população que não sabia em quem votar ou por medo da opressão da ditadura de Pinochet, ainda estava neutra as campanhas.


O filme em si traz uma verdadeira aula de história e marketing publicitário retratando os bastidores da batalha publicitária do plebiscito para a legitimação do governo de Augusto Pinochet ou não, com uma campanha inteligente, com as cores do arco-íris representando em suas entrelinhas às cores dos partidos do governo da oposição e bem humorada a chapa NO saiu vencedora com 54.68%. Sendo assim, a publicidade é peça fundamental para o fracasso ou sucesso dos anunciantes. Alguns dados nos 17 anos de ditadura do governo de Pinochet: 34.690 torturados, 200.000 exilados, 2.110 executados, 1.248 desaparecidos. Por esses e outros inúmeros motivos o povo chileno disseram NÃO a censura, a ditadura e a opressão de Augusto Pinochet.

**** (3,5/5)
NO, Chile, 2012
Diretor: Pablo Larraín
Elenco: Gael García Bernal, Alfredo Castro, Antonia Zegers
Duração: 1h 57min

Comentários
0 Comentários

0 comentários: