A essência da liderança em “O Monge e O Executivo”
por Cremilton Souza
Nesta
história, Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante
carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o principal
personagem deste livro escrito por James C. Hunter para ensinar de forma clara
e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes. Nesta obra você
encontram reunidas as principais ideias de liderança de um executivo bem sucedido que
desafia os líderes a fazerem uma reciclagem de seus métodos administrativos. Sendo assim, o velho paradigma sede o lugar
para o novo.
VELHO
PARADIGMA:
----------
Presidente/Geral
------------------------
Vice-Presidentes/Coronéis
-------------------------------------
Gerentes Intermediários/Capitães e Tenentes
------------------------------------------------
Supervisores/Sargentos
------------------------------------------------------------
Empregados (associados)/Soldados (tropas)
-------------------------------------------------------------------
Cliente/Inimigo
Presidente/Geral
------------------------
Vice-Presidentes/Coronéis
-------------------------------------
Gerentes Intermediários/Capitães e Tenentes
------------------------------------------------
Supervisores/Sargentos
------------------------------------------------------------
Empregados (associados)/Soldados (tropas)
-------------------------------------------------------------------
Cliente/Inimigo
No velho
paradigma os empregados são quem estão mais próximo dos clientes. Os executivos ficam isolados no topo.
De certa maneira, todos estão isolados, porque cada um executa seu
trabalho e nesta estratégia o foco central é a presidência da empresa, porque
todos ficam olhando para cima tentando agradar a diretoria. Assim, os
colaboradores
tentam agradar ao chefe e não aos clientes. Isso talvez seja um dos grandes erros
administrativos, pois o cliente precisa estar no topo, uma vez que cliente satisfeito com os
serviços recebidos volta a procurar a empresa outras vezes criando assim a
fidelidade entre empresa/cliente.
NOVO PARADIGMA:
Cliente
------------------------------------------------------------------
Associados (empregados)
--------------------------------------------------------
Supervisores
-----------------------------------------------
Gerentes intermediários
--------------------------------------
Vice-Presidentes
-------------------------
Presidente
------------
Cliente
------------------------------------------------------------------
Associados (empregados)
--------------------------------------------------------
Supervisores
-----------------------------------------------
Gerentes intermediários
--------------------------------------
Vice-Presidentes
-------------------------
Presidente
------------
Neste novo
paradigma o papel do líder é servir e não impor regras, essa é a nova mensagem
sobre liderança que Hunter transmite em seu livro, mas isso não
significa que ele permitirá tudo na empresa. O ponto chave é satisfazer as
necessidades e não as vontades. O foco principal agora é o cliente, e o
papel do líder é fazer os liderados entenderem que esses são os principais bens
da empresa e que são eles que pagam seus salários e não os empresários, porque
empresa sem clientes ela não sobrevive e é forçada a fechar as portas e com
isso perdem os funcionários, pois ficam sem empregos e também perdem os
empresários por verem fechar seu patrimônio. Um bom líder é aquele que
identifica e satisfaz as necessidades de seus liderados e remove todos os
obstáculos para poder servir o cliente.
O livro “O Monge
e o Executivo” apresenta conceitos e exemplos de liderança que serão capazes de
contribuir, não só para os líderes da área empresarial, mas também para todas
aquelas pessoas que de certa forma exerce influência sobre alguém, podendo ser
um professor ou qualquer outra função que exige relacionamento interpessoal,
pois o papel do líder deixou de ser apenas o de criar seguidores e passou a ter
a missão de criar novos líderes. James C. Hunter define liderança como “essência,
isto é, caráter. Paciência, amor, bondade, humildade, abnegação, respeito,
perdão, honestidade e compromisso são questões ligadas ao caráter”. Por fim,
deixo essa citação para vossa reflexão: “Pensamentos tornam-se ações, ações
tornam-se hábitos, hábitos tornam-se caráter, e nosso caráter torna-se nosso
destino”.
O Monge e O Executivo
Título Original: The Servant
Autor: James C. Hunter
Editora: Sextante
Edição: 13
Ano: 2004
Páginas: 143