A essência da liderança em “O Monge e O Executivo”

por Cremilton Souza

Nesta história, Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o principal personagem deste livro escrito por James C. Hunter para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes. Nesta obra você encontram reunidas as principais ideias de liderança de um executivo bem sucedido que desafia os líderes a fazerem uma reciclagem de seus métodos administrativos.  Sendo assim, o velho paradigma sede o lugar para o novo.

VELHO PARADIGMA:
----------
 Presidente/Geral
------------------------
 Vice-Presidentes/Coronéis
-------------------------------------
 Gerentes Intermediários/Capitães e Tenentes
------------------------------------------------
Supervisores/Sargentos
------------------------------------------------------------
 Empregados (associados)/Soldados (tropas)
-------------------------------------------------------------------
Cliente/Inimigo 


No velho paradigma os empregados são quem estão mais próximo dos clientes. Os executivos ficam isolados no topo. De certa maneira, todos estão isolados, porque cada um executa seu trabalho e nesta estratégia o foco central é a presidência da empresa, porque todos ficam olhando para cima tentando agradar a diretoria. Assim, os colaboradores tentam agradar ao chefe e não aos clientes. Isso talvez seja um dos grandes erros administrativos, pois o cliente precisa estar no topo, uma vez que cliente satisfeito com os serviços recebidos volta a procurar a empresa outras vezes criando assim a fidelidade entre empresa/cliente.

NOVO PARADIGMA:

Cliente
------------------------------------------------------------------
 Associados (empregados)
--------------------------------------------------------
Supervisores
-----------------------------------------------
Gerentes intermediários
--------------------------------------
Vice-Presidentes
-------------------------
Presidente
------------


Neste novo paradigma o papel do líder é servir e não impor regras, essa é a nova mensagem sobre liderança que Hunter transmite em seu livro, mas isso não significa que ele permitirá tudo na empresa.  O ponto chave é satisfazer as necessidades e não as vontades. O foco principal agora é o cliente, e o papel do líder é fazer os liderados entenderem que esses são os principais bens da empresa e que são eles que pagam seus salários e não os empresários, porque empresa sem clientes ela não sobrevive e é forçada a fechar as portas e com isso perdem os funcionários, pois ficam sem empregos e também perdem os empresários por verem fechar seu patrimônio. Um bom líder é aquele que identifica e satisfaz as necessidades de seus liderados e remove todos os obstáculos para poder servir o cliente.

O livro “O Monge e o Executivo” apresenta conceitos e exemplos de liderança que serão capazes de contribuir, não só para os líderes da área empresarial, mas também para todas aquelas pessoas que de certa forma exerce influência sobre alguém, podendo ser um professor ou qualquer outra função que exige relacionamento interpessoal, pois o papel do líder deixou de ser apenas o de criar seguidores e passou a ter a missão de criar novos líderes. James C. Hunter define liderança como “essência, isto é, caráter. Paciência, amor, bondade, humildade, abnegação, respeito, perdão, honestidade e compromisso são questões ligadas ao caráter”. Por fim, deixo essa citação para vossa reflexão: “Pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se hábitos, hábitos tornam-se caráter, e nosso caráter torna-se nosso destino”. 

O Monge e O Executivo
Título Original: The Servant
Autor: James C. Hunter
Editora: Sextante
Edição: 13
Ano: 2004
Páginas: 143

Comentários
0 Comentários

0 comentários: