Love... sweet love

por Aline Alves

Hoje venho trazer uma dramaturga britânica, Sarah Kane, que teve uma carreira curta e deixou apenas cinco peças, apesar disso ela é considerada uma das figuras mais importantes da dramaturgia no final do século XX. Sua obra é marcada por uma intensidade poética marcante, e violenta. Morreu em 1999, aos 28 anos, enforcou-se dois dias depois de ter tomado uma overdose de medicamentos. Falarei aqui sobre um trecho da peça Crave:

“And I want to play hide and seek, give you my clothes, tell you I love you shoes, sit on the steps when you take a bath, and massage your neck. And kiss your face, hold your hand, and go for a walk. Not mind when you eat my food, and meet you at Rudy's and talk about the day. Talk about your day and laugh at your, your paranoia. I give you tapes you don't even listen to, watch great films, watch terrible films. And tell you about the tv-program I saw the night before and not laugh at your jokes. I want you in the morning, but let you sleep for a while. Tell you how much I love your eyes, your lips, your hair, your neck. Sit on the steps, thinking, 'till your neighbours come home. Sit on the steps 'till you come home. Worry when you're late, and be amazed when you're early. I'd give you sunflowers and go to your party and dance. Be sorry when I'm worried and happy when you forgive me. Look at your photos and wish I'd known you forever. Hearing your voice in my ear, feel your skin on my skin, and get scared when you're angry. I tell you you're beautiful, hold you when you're anxious, hold you when you're hurt, want you when I smell you, offend you when I touch you and whimper when I'm next to you. Whimper when I'm not. Smother you in the night and get cold when you take the blanket and hot when you don't. Melt when you smile, dissolve when you laugh. But not understand how you think I'm rejecting you when I'm not rejecting you, and wonder how you could ever think I'm rejecting you. And wonder who you are, but I accept you anyway. And tell you about the tree angel, the enchanted forest boy who flew across the whole ocean just because he loved you. I'd buy you presents you don't want and take them away again. And ask you to marry me, and you say no again but I keep on asking because though you think I don't mean it but I always have from the first time I asked you. I wander the city thinking. It's empty without you but I want what you want and think. I'm losing myself. But I'll tell you the worst of me but try to give you the best of me because you don't deserve any less. Answer your questions when I'd rather not, tell you the truth when I really don't want to, and try to be honest because I know you prefer it. And think it's all over, but hang on for just ten more minutes before you throw me out of your life. Forget who I am and let me try and get closer to you. And somehow, somehow communicate some of the overwhelming, undying, overpowering, unconditional, all-encompassing, mind-expanding, ongoing, never-ending love I have for you."

Crave foi a quarta peça da escritora, marca uma mudança em seu estilo onde a violência dá lugar ao lirismo. Na peça quatro personagens representados por letras conversam, quase que num monólogo grupal. Confesso que sou uma pessoa extremamente racional, não... Não acho lindo Um amor para recordar (A Walk to Remember) de Nicholas Sparks, especialmente por não crer em finais felizes, não é digno de me arrancar lágrimas. O que realmente me chama atenção neste texto é a descrição detalhada que ela faz de um dos sentimentos mais profundos que a alma humana pode sentir: o amor, por mais piegas que ele possa ser.
Como por um sentimento tão complexo e puro em palavras, palavras simples que juntas o traduzem, tornando-o lindo e aterrorizante ao mesmo tempo, o texto mostra todas as angústias e prazeres de amar. Mostrando como é possível esquecer-se dos contos de fadas, de que um dia encontraremos um príncipe encantado e seremos felizes “even after”, todos nós crescemos e um dia percebemos que de fato tudo isso é apenas história, percebemos que quando gostamos de alguém não é por sua perfeição, mas sim por suas falhas, não apenas pelas coisas boas que este faz por você e é isso o que nos torna humanos, aceitando o outro da forma que ele é, percebendo que o mundo pode se tornar vazio sem ele, “e dar o seu melhor a esta pessoa porque ela não merece nada menos que isso”, é se entregar se doar,. Tenho que admitir que, embora eu acredite que podemos nos apaixonar várias vezes ao longo da vida, primeiros amores e últimos amores, (e que cada um seja intenso a sua maneira), adoro a ideia de se deixar cair nos braços de uma única pessoa, e agarrá-lo para sempre e nunca ter que deixá-lo partir e “de alguma forma, alguma forma, alguma forma, compartilhar algo do irresistível, imortal, poderoso, incondicional, envolvente, enriquecedor, agregador, atual, infinito amor”.

Esse trecho da peça foi usado como roteiro do curta Reflections Of Skyline (vídeo acima), dirigido por Michael Tamman e Richard Jakes em 2008, encenado por Christopher Dunlop e Fiona Pearce, e (é claro o belíssimo sotaque britânico) foi filmado durante um único dia num telhado em Londres... Eu que sou chamada de fria, calculista e etecetera, achei extremamente interessante e profundamente lírico, talvez por se tratar de um amor real, e não um amor ideal, cheio de riscos como é a vida. E o que é mesmo a vida?

“Estas alegrias violentas, têm fins violentos. Falecendo no triunfo, como fogo e pólvora que num beijo se consomem”. (William Shakespeare)



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