Salve Jorge: Um erro ou o público brasileiro ainda não estava preparado para lidar com o tráfico humano?

por Cremilton Souza

A escritora Glória Perez, autora de grandes sucessos como: O clone e Caminho das Índias, ficou responsável para assinar mais um folhetim para o horário nobre da Rede Globo. Como já era de se esperar, ela tem características de trazer temas polêmicos e culturas diferenciadas envolvendo o ciclo social em suas tramas, dessa vez Glória começou causando polêmicas na escolha do título da novela “Salve Jorge”. Parece-me que Perez peca na escolha desse nome, uma vez que escritores de telenovelas não devem tomar partido de afirmações religiosas e política, tendo em vista que eles escrevem para um público com vasta diversidade cultural. Sendo assim, tem que agradar a gregos e troianos.  

Deixando a polêmica do título vamos ao que verdadeiramente importa o enredo, a trama é ambientada no Morro do Alemão no Rio de Janeiro e em Capadócia na Turquia onde São Jorge nasceu. A novela conta a história de Morena (Nanda Costa), uma garota com personalidade forte. Mãe de Júnior, o qual ela o teve quando tinha apenas 14 anos de idade. Seduzida pela oferta de emprego fácil e com ótimo salário no exterior, Morena é exportada para Turquia com a promessa de turnês e desfiles esplendorosos, ela aceita a oferta de trabalho e parte para um mundo até então desconhecido. Quando ela descobre a verdade que espera por ela, lutará com toda força para retornar ao Brasil, reencontrar sua família e desmascarar toda a quadrilha envolvida.



Salve Jorge conta com elenco de grandes nomes da TV Globo. Contudo, muitos atores do núcleo principal não conseguem corresponder às expectativas do público, como é o caso da antagonista Lívia Marini interpretada por Cláudia Raia que com exceção dos personagens cômicos a atriz não consegue emplacar um bom papel quando este exige um pouco mais de dramaticidade. Por outro lado, temos um protagonista que até o momento não mostrou pra que veio, até então não  entendi qual é a sua função na trama, já que esperamos um protagonista com atitude e personalidade e o Theo (Rodrigo Lombardi) ainda não revelou isso no folhetim. Em meios paralelos a história vale destacar a interpretação de Lurdinha (Bruna Marquezine) a atriz acertou na composição da personagem demonstrando talento e versatilidade e o que falar da interprete da Helô, sem palavras para descrever a atuação de Giovanna Antonelli na pele da delegada, ela simplesmente é brilhante, isso só confirma que a mesma é uma das melhores atrizes da televisão brasileira. Enquanto, Nanda Costa ainda não é uma das melhores atrizes, entretanto estar defendendo bem sua personagem tentando passar o máximo de veracidade nas cenas com forte apelo dramático.

Agora é esperar pra ver o que Glória Perez nos revelas nos próximos capítulos pra dar uma esquentada na trama, pois só essas idas e vindas da Morena a Turquia e sua gravidez não são suficientes, é preciso colocar o Theo e Lucimar em ação para encontrar a Morena, fazer com que a delegada Helô chegue até a Antônia (Letícia Spiller) "laranja do tráfico" e a partir daí destrinchar todo o enredo e chegar à  verdadeira chefia da quadrilha.

O texto de Salve Jorge é uma denúncia ao tráfico humano, como a própria Glória afirma muitas pessoas duvidavam da possibilidade de pessoas serem traficadas. Mas depois do resgate das brasileiras traficadas na Espanha, começamos a ver a sociedade se mobilizar. A operação da Polícia Federal começou a partir da denúncia de uma mãe que percebeu semelhanças entre o que a filha vivia e a história da novela. Particularmente sou fã do trabalho de Glória Perez, Salve Jorge é muito mais que a história de uma mocinha ingênua que sonha em mudar de vida, mas sim a denúncia de um problema social (o tráfico humano), no qual muitas pessoas aproveitam da inocência e dos sonhos dos outros para tirar proveito da situação. Talvez a novela não tenha caído no gosto popular ainda, entretanto, segundo Perez o que importa pra ela é a conscientização da população do problema, sobre o resgate das brasileiras traficadas na Espanha a autora diz: Isto nao tem preço. Vale todo o nosso trabalho.


Comentários
0 Comentários

0 comentários: